Mesa-Redonda - ( Adair V. Gonçalves )
Em “Das práticas de linguagem aos objetos ensináveis” discorremos sucintamente sobre os principais aspectos do Interacionismo Sócio-discursivo e a relação com a Didática de línguas, seus objetos de pesquisa, a diversificação dos textos e as relações com seu contexto de produção, enfatizando os aspectos históricos e sociais. O conceito de gênero que vai permitir uma articulação entre as práticas sociais e os objetos escolares (Schneuwly & Dolz, [1997] 2004).
__________________________________________________
Oficina - Desafio das Práticas Escolares de Linguagem em Aulas de Língua Materna - (Wagner Rodrigues)
Esta oficina terá como objetivos: (1) Identificar e caracterizar em materiais didáticos e em propostas curriculares oficiais os principais conceitos teóricos orientadores da abordagem produtiva vigente para o ensino de língua materna (texto, gênero textual/discursivo e letramento); (2) Analisar e produzir atividades didáticas articulando as práticas escolares de linguagem: leitura; escrita e análise linguística. O conteúdo apresentado nos objetivos da oficina proposta será trabalhado por meio de atividades práticas, envolvendo análise crítica de materiais didáticos, de vídeos e de relatos de professores em formação. Esses materiais didáticos focalizarão o planejamento das práticas escolares de linguagem, em aulas de língua materna: leitura; escrita e análise linguística. A produção coletiva de atividades didáticas também será realizada na oficina proposta.
___________________________________________________________
Relato de Experiência – Letramento multimidiático na escola (Suleica Kretzer) - 25/11
Considerando que hoje estamos sendo educados por imagens, sons, programas de televisão, cinema, por meios eletrônicos, cabe aos programas de formação de professores pensar e utilizar essas potencialidades midiáticas. Pretende-se relatar as experiências da formação de professores realizada pela equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional de Florianópolis com o uso de blogs, animação, vídeo, radio, história em quadrinhos, revista online, editores de texto e apresentação numa perspectiva pedagógica.
___________________________________________________________
Oficina – Letramento multimidiático na escola (Suleica Kretzer) - 26/11
Criar, gravar e editar um programa de rádio usando o editor de áudio audacity; Conhecer algumas características da linguagem radiofônica; Iniciar uma discussão critica da mídia percebendo-a como um veículo de recepção (análise crítica) e de produção, usando-a como um canal para construção do conhecimento, trazendo a autoria como objetivo principal; Conversar sobre os direitos autorais e uso de músicas livres no rádio. Publicar os programas em podcast.